segunda-feira, 7 de abril de 2008

Faz hoje 39 Anos...

Podemos dar os Parabéns ao que hoje chamamos de Internet.

Mas…Nasceu muito antes…

A Internet, a rede mundial de computadores, para se entender deve-se regressar às décadas de 1960 e 1970 para compreender como ela se tornou um dos meios de comunicação mais populares. Tudo surgiu no período em que a guerra-fria pairava no ar entre as duas maiores potências da época, os Estados Unidos e a ex-União Soviética.
O governo norte-americano queria desenvolver um sistema para que seus computadores militares pudessem trocar informações entre si, de uma base militar para outra e que mesmo em caso de ataque nuclear os dados fossem preservados. Seria uma tecnologia de resistência. Foi assim que surgiu então a ARPANET, o antecessor da Internet, um projecto iniciado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos que realizou então a inter conexão de computadores, através de um sistema conhecido como chave de pacotes, que é um esquema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos “pacotes”, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original.
A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. A Internet é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs). Ao contrário do que normalmente se pensa, Internet não é sinónimo de World Wide Web. Esta é parte daquela, sendo a World Wide Web, que utiliza hipermídia na formação básica, um dos muitos serviços oferecidos na Internet. De acordo com dados de Março de 2007, a Internet é usada por 16,9% da população mundial[1] (em torno de 1,1 bilhão de pessoas).
Mais informações aqui: Wikipedia Internet


Em Portugal…

A Internet atinge 3,9 milhões de utilizadores

Um estudo da Marktest contabilizou 3 898 mil utilizadores da Internet no Continente, um valor representa 46,9% do universo composto pelos residentes com 15 e mais anos, de acordo com os dados do Bareme Internet no final do ano passado.

A análise deste indicador ao longo da última década evidencia o elevado crescimento que tem registado entre nós, ao aumentar mais de oito vezes no período em análise. De uma quota de 5,6% de indivíduos que em 1997 acediam à Internet, o número aumentou 738% até ao final do ano passado.

Nesse período, refere a empresa de estudos de mercado, o ritmo de crescimento da penetração da Internet no nosso país situou-se nos 25% ao ano.
Naturalmente, «à medida que aumenta o número de utilizadores de Internet, também diminui a sua taxa de crescimento anual, tendo-se observado 10,6% de crescimento de 2006 para 2007».

Sem comentários: