terça-feira, 24 de junho de 2008

Carjacking

"Como todos já sabemos Carjacking é a pratica de assaltar os veículos quando estes se encontram por vezes parados nos semáforos à espera que este passe a verde para continuarem a sua marcha. No entanto, sem que os condutores dos veículos consigam prever, estes poderã ser surpreendidos por pequenos grupo de pessoas armadas com armas de fogo com o objectivo de, por este meio, coagir a pessoa a sair do veículo.

A situação pode variar bastante com os modus operandi dos assaltantes mas sem dúvida que esta prática tem aumentado no nosso país maioritariamente na área das grandes cidades, tendo como alvo principal os carros de média e alta cilindrada.
Este problema em mente foi o principal impulsionador para encontrar uma solução e reduzir esta prática.
Neste sentido, foi produzido um sistema electrónico denominado “Anti-Carjacking” que quando instalado no veiculo o torna virtualmente impossível de ser roubado.
Este sistema não altera a estética do seu veículo, tornando impossível para os assaltantes prever qual o carro que está equipado com este sistema ou não.


Na situação do caso anterior, quando a pessoa é coagida para sair do carro deixando os assaltantes tomarem controlo deste, a melhor pratica por parte do proprietário é deixar levar o carro e sair do local o mais rapidamente possível pelo seu próprio pé poupando possíveis danos pessoais.
Neste caso os assaltantes tomam controlo do carro tentando sair do local rapidamente com posse do veículo, e é a partir de aqui que o nosso sistema Anti-Carjacking faz a diferença. Depois de alguns metros de marcha com o veiculo roubado os assaltantes são alertados por um aviso sonoro no interior do veiculo e pela intermitência dos quatro piscas do carro e, não sabendo o seu significado, os assaltantes continuam a marcha no veiculo roubado sendo surpreendidos metros mais a frente com a imobilização da marcha do veiculo.

A partir deste ponto os assaltantes não podem fazer nada para pôr o carro de volta à sua marcha inicial sendo levados a abandonar o veículo que chama a atenção devido á permanência dos sinais e visuais chamando á atenção de outras pessoas e tornando, assim mais fácil a localização do veículo por parte do proprietário e, eventualmente da polícia.
Depois de encontrado o carro, apenas o proprietário do veículo tem o código de segurança que restabelece as plenas e totais capacidades do veículo.

Este sistema Anti-Carjacking comparado com os sistemas de roubo por Gps que o mercado apresenta é bastante mais acessível e eficaz constituindo assim, por si mesmo, uma arma contra esta pratica de assaltos."

Fonte: Anti-Carjacking

Sem comentários: