quinta-feira, 15 de maio de 2008

"Meu caro Director,
Depois de muito pensar e matutar cheguei a uma conclusão politicamente relevante (coisa que me acontece com uma frequência notável com a qual nem mesmo o Marcelo pode competir). Descobri, ao contrário dele, que Manuela Ferreira Leite pode não ser a melhor líder para o PSD. Não é ela, nem é o Santana Lopes, nem o Pedro Passos Coelho. Depois de muito pensar percebi que também não é o Neto da Silva e, puxando imenso pela cabeça, descobri que também não é o Patinha. Então? (piada fácil) - perguntas tu. Em que ficamos?
Ora, eu penso que para escolhermos um bom líder temos de começar por saber o que queremos, do que precisamos, que estilo pretendemos.
Concordaremos todos nestes 15 pontos que a seguir enuncio:
1) O líder do PSD deve ser alguém firme e decidido;
2) O líder do PSD deve ser social-democrata;
3) O líder do PSD deve ser moderno;
4) O líder do PSD deve evitar falar de política;
5) O líder do PSD deve ser optimista;
6) O líder do PSD deve ser português;
7) O líder do PSD deve ter uma mente aberta à mudança;
8) O líder do PSD deve ser reformador;
9) O líder do PSD deve apoiar a sociedade civil;
10) O líder do PSD deve apoiar os empresários;
11) O líder do PSD deve dialogar com os sindicatos;
12) O líder do PSD deve ser patriota;
13) O líder do PSD deve ser europeísta;
14) O líder do PSD deve ser relativamente jovem;
15) O líder do PSD deve ter autoridade.
Dirão que são pontos demasiado gerais, mas eu objecto que, querendo escolher um futuro primeiro-ministro ele tem de se submeter aos ditames da política moderna. Ou seja: não dizer nada que ofenda alguém, evitar mencionar algo que possa ser considerado desagradável, apoiar a torto e a direito, de preferência com subsídios, diversos sectores de actividade que tenham vagamente aspecto de ser de importância nacional, cumprir os regulamentos de Bruxelas e sorrir para as câmaras, enquanto aperta a mão a um homólogo que cumpre escrupulosamente os mesmos 15 critérios.
Munidos deste consenso, que de tão alargado vai do Professor Cavaco e volta ao mesmo Professor Cavaco, temos apenas que escolher o homem, a figura, o estilo que melhor se adequa a um partido de poder como o PSD. Sendo que, neste caso, às 15 condições anteriores temos de somar uma mais:
16) Ser capaz de derrotar Sócrates.
Eu não vejo outro que não seja o próprio Sócrates. Cumpre obviamente os primeiros 15 itens e é o único capaz de cumprir o 16.º. Dir-me-ão que não se pode ser líder do PSD e do PS ao mesmo tempo, mas eu não tenho a certeza que a lei o impeça e, como se sabe, todos vivemos no império da lei.
Acresce que ainda há a possibilidade de Sócrates poder querer abandonar o PS para ir liderar o PSD (e vendo bem as coisas isso era bom para os dois partidos), mas isso são pormenores que já nem têm importância.
Aceita o meu abraço amigo e manda um aumento na volta do correio, ou uma coisa assim agradável, ao teu
Comendador Marques de Correia "
Fonte: Expresso

Sem comentários: