Fez ontem, dia 7 de Setembro, dez anos que Larry Page e Sergey Brin fundaram a Google Inc, uma pequena empresa gerida a partir de dois quartos na Universidade de Standford, nos EUA, que se tornou no maior motor de busca do mundo, com um valor de mercado na ordem dos 150 mil milhões de dólares.
É impossível conceber hoje em dia a ideia de pesquisa sem pensar no Google. O Google é hoje responsável por 1,5 mil milhões de pedidos de pesquisa por dia. 650 milhões de pessoas utilizam este motor de busca para encontrar aquilo que querem na Internet.
Essa foi aliás a ideia inicial destes dois jovens estudantes: criar um motor de busca que facilitasse a forma como encontramos as coisas. Na altura já existia o Yahoo, AltaVista e Excite, mas estes pareciam mais "entretidos" em criar sites do que propriamente em aprimorar um motor de busca.
Com dificuldades iniciais para encontrarem investidores, os dois lá conseguiram 100 mil dólares de um dos co-fundadores da Sun Microsystems INC - Andy Bechtolsheim - para desenvolverem as suas ideias.
O negócio era gerido dos quartos nos dormitórios de Stanford. No de Larry Page estavam três computadores que corriam o motor de busca. Processava nessa altura cerca de 10 mil pedidos por dia.
A "sede" ficava no quarto de Sergey Brin.
Talvez nem eles imaginavam então o que seria a empresa hoje em dia.
As instalações principais - Googleplex - ocupam
A empresa tem actualmente cerca de 20 mil empregados em todo o mundo e milhares de computadores espalhados por vários continentes.
Já agora, o nome, Google, é uma derivação de "googol", um 1 seguido de 100 zeros.
Sem comentários:
Enviar um comentário